Dicas
Visitando o Rio de Janeiro pela primeira vez?
Rio de Janeiro
Frequentemente nos pedem dicas sobre o Rio de Janeiro. A maioria das dúvidas são sobre quando ir, como ir, onde ficar e qual a melhor praia. Seguem abaixo algumas dicas: 
Quando ir

 

O Rio é um destino para ir o ano inteiro. Mas se você sofre muito com o calor, evite ir no verão. Como o Rio é uma cidade muito quente, em qualquer estação, até mesmo no inverno, você vai conseguir ir à praia e o melhor, sem ficar esturricado.
Vale a pena ir de carro para o Rio?
 
Bom, em primeiro lugar, para evitar o problema de se perder e acabar indo parar em algum lugar perigoso, a recomendação é não ir de carro para a cidade, nem alugar.
 
Além disso, ir de carro significa ficar parado no trânsito e o pior, ter que achar um lugar para estacionar. Isso em alguns lugares e horários é praticamente impossível! Nem pagando muito você vai conseguir. 
 
Então, deixe o carro prá lá e se locomova com a gente, a pé ou mesmo de bicicleta pela cidade. Além disso, outra vantagem de não ir de carro é evitar o risco de ser pego em uma blitz.
 
Lei Seca no Rio funciona muitíssimo bem, obrigada, e como o limite é zero, não dá nem para tomar um chopinho, sem se arriscar a tomar uma multa e ainda correr o risco de ficar sem a carteira ou o carro como penalidade.
Como chegar
 
O Rio tem dois aeroportos. Um é central, o Santos Dumont, que recebe os voos da Ponte Aérea Rio-SP e alguns de Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Campinas e Porto Alegre.

 

Se você puder optar por esse aeroporto é melhor, pois fica mais bem localizado, já na Zona Sul. Para você ter uma ideia, Ipanema está a apenas 13 km.

 

O outro é o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim ou Galeão que fica na Ilha do Governador. Muito mais longe de tudo, o que significa maior gasto com transporte até seu hotel ou apartamento.
Onde ficar
 
Recomendamos que você fique hospedado na Zona Sul, onde fica a maioria dos pontos turísticos e praias. Você pode aproveitar para caminhar bastante pelos bairros ou mesmo andar de bicicleta.

 

Na Zona Sul os melhores bairros para se hospedar são Ipanema e Leblon e por isso mesmo são os mais caros.

 

No Leblon tem o Promenade Paladium, que está a meio caminho entre a famosa rua Dias Ferreira e a praia e o Ritz Leblon que fica perto dos restaurantes.

 

Já em Ipanema tem o Ipanema Plaza, o Promenade Plaza, o Promenade Visconti e o Mar Ipanema.

 

O bairro de Copacabana é um pouco mais barato, mas é também muito bem localizado. O ponto mais interessante é o miolo entre Arpoador e Posto 6 de Copacabana. Dali você pode caminhar pelas três praias (Ipanema, Arpoador e o posto 6 de Copacabana) e tem a vantagem de ter o metrô próximo.

 

Nesse quadrante você vai encontrar o Atlantis Copacabana, o Mercure Apartments Arpoador, o Arpoador Inn, o Adagio, o Orla, o Rio Design, o Fasano e o Sofitel.

 

Em Copa tem ainda o Pestana Rio, o Promenade Princess, o Premier (em frente ao metrô Siqueira Campos), o Royal e o Ibis Copacabana. Ah, já ia me esquecendo o Copacabana Palace (puro luxo)!

 

Outros bairros com bom custo e benefício são Botafogo e Flamengo.
 
Os hotéis do centro da cidade só recomendamos se você for a trabalho e quer ficar próximo.

 

A Barra da Tijuca é maravilhosa, mas só recomendamos se você quer apenas curtir a praia ou se já conhece bem a cidade e vai de carro ou mesmo se for trabalhar por lá. Para se locomover pela cidade a partir de lá, você vai gastar bastante tempo e dinheiro.
Praias
 
Recomendamos a do Leblon (entre os Postos 11 e 12) ou a de Ipanema (no Posto 9 ou 10) de 2ª a 6ª feira, pois ficam mais vazias. Se você não se importa com uma praia lotada, vai fundo nos fins de semana.
 
Importantíssimo, não deixe de provar o Biscoito Globo (biscoito de polvilho) e o Matte Leão vendidos pelos ambulantes na praia. Prove também o cachorro-quente Geneal! Marcas registradas da cidade.